Sugestão de como trabalhar com a bula de remédio
TEM REMÉDIO PRA TUDO
Um roteiro para a
interdisciplinaridade
As caixas e bulas de
remédio guardam informações que vão rechear as aulas de conhecimento e
criatividade. Uma experiência simples e eficiente, que pode ser aproveitada em
todas as escolas.
Objetivos:
· Ampliar os conhecimentos das crianças;
· Resgatar a importância da medicina
caseira;
· Perceber a utilidade da escrita;
· Perceber a função social da
propaganda;
· Valorizar os textos científicos.
· Oportunizar um trabalho
interdisciplinarizando os conteúdos.
Desenvolvimento
Como primeira tarefa propor aos alunos que levem
para sala de aula caixas e
bulas de remédios.
Após recolher todas as caixas e bulas, a proposta
é fazer uma observação
coletiva, comentando sobre: tamanho,
cor-tarja, espessura, forma e quantidade.
Devem ser observados também os recursos utilizados
em sua montagem: tipos de
letras, tinta, impressão, palavras em negrito
e nomes com letras maiores.
Levar os alunos a concluir que a bula serve
para descrever de que é composto,
para que serve e como usar um determinado
remédio.
É importante discutir o perigo da
automedicação questionando:
· Diante desta bula para que servirá
este remédio?
· O que são os efeitos colaterais?
No final dos questionamentos a proposta de
atividade é listar os nomes das bulas.
Temas para pesquisa:
· Onde se fabricam os remédios?
· Onde são distribuídos?
· Como os remédios chegam até a nossa
cidade? ( Meios de transporte )
· De que forma os remédios são
apresentados? ( pílula, líquido, etc )
· Que são remédios naturais e
industrializados? ( Resgatar aqui os usos e a importância da medicina caseira )
Desafios:
Dividir a turma em grupos e propor a cada um
deles:
· Criação de um remédio e sua respectiva
bula, a partir dos questionamentos:
· Podemos criar um remédio, chá, pílula
sem ser para resolver um problema físico?
Como
seria?
· Remédio para que poderíamos criar?
· Se uma criança quer brincar, de que
ela precisa?
· Se uma pessoa está triste, que podemos
fazer?
· E se alguém estiver com gripe?
Atividades para criação do remédio:
· Escrita do nome e da bula;
· Apresentação do remédio;
· Propaganda do remédio.
Elaboração de um chá caseiro:
· Propor às crianças fazerem um chá para
gripe.
· Questionar: O que é bom para gripe? O
que vocês têm em casa que poderão
trazer para fazer um chá? (Cada grupo poderá
ficar responsável por um
ingrediente )
Atividades para confecção do chá:
· Pesquisar os chás conhecidos e usados
na comunidade;
· Organizar cartazes com os nomes dos
diversos tipos de chás e mural com as
partes
da planta que usamos para fazer um determinado chá;
· Listar os nomes das plantas medicinais
comuns na comunidade, os tipos de
plantas que servem para a gripe e os
ingredientes que poderão usar no chá.
CHÁ CASEIRO CONTRA GRIPE
Modo de fazer:
· Um copo de água filtrada
· Três folhas de agrião
· Uma colher de mel
Colocar
os ingredientes em uma panela limpa, levar ao fogo por dez minutos.
Sugestão de Atividade:
· Propor a invenção de um chá de alegria
e um chá de brincadeiras, instigando os
alunos
a partir de perguntas como: O que fazer quando uma pessoa que
conhecemos
está triste? Como sabemos que uma pessoa está triste?
· Pesquisar com familiares e conhecidos
o que eles fariam para ajudar uma pessoa
triste;
· Discutir os tipos de brincadeiras e
brinquedos preferidos das crianças;
· Discutir os dias da semana que devem
ser destinados ao lazer.
Assuntos complementares:
· medidas de tempo
· medidas de capacidade
· noções de caro e barato
· ciclo da água
· tipos de embalagens
· problemas orais e escritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário